Another one.

E a professora perguntou ‘E o amor acaba?’. E quem acredita no seu fim argumentou que às vezes as pessoas não dão certo, se separam e então o amor acaba. Não, não, não. Se terminou não era amor. E quando digo ‘terminar’ não estou falando sobre o fim de um relacionamento, estou falando de terminar qualquer razão ou motivo que una as pessoas. Quantos namoros terminaram embora os dois ainda se amassem? Quantas pessoas se separaram por motivos adversos? Embora dentro de cada um deles, mesmo que pequenininho, ainda existia, mesmo que disfarçado ou escondido atrás de orgulho, ali ainda existia amor.
‘O amor se renova’. A professora ponderou. Ela adora discordar. ‘Se ele se renova, significa que nos apaixonamos por uma pessoa diferente a cada dia?’. E na mais profunda sinceridade, eu não sei. Todo mundo muda, todo dia eu sou outra, tenho uma nova mania, uma palavra acrescentada no vocabulário, uma nova opinião, uma vontade diferente da que eu tive ontem. E talvez seja pelas simples mudanças que nos apaixonamos todo dia e, mesmo quando elas não nos agradam, nos apaixonamos mesmo assim, porque amar, é acima de tudo aceitar.
A professora não me ouviu dizer nada disso, mas talvez, mesmo que ouvisse nós discordaríamos em algum ponto. Ela adora discordar. Mas apenas em uma coisa ela está certa. Se pararmos pra pensar se ele tem um fim ou não, se ele se renova ou não, se pararmos pra defini-lo, não sairemos do lugar e ficaremos loucos. Ah sim, ficaremos loucos. O melhor a se fazer é descobrir na prática. Isso tem fundamento? Sinceramente, nada do que eu digo tem.

Tags: , ,

Deixe um comentário

