Caprichos

‘Castigamos com silêncio quem temos certeza de que nos ama; torturamos com silêncio quem temos certeza de que nos ama; somos indiferentes a quem temos certeza de que nos ama. Por uma palavra dita na dificuldade absoluta da comunicação’.
– Fabrício Carpinejar

Terminei o livro hoje, em um banco da praia. ‘Separação criativa’, li o conto duas vezes, e ainda termino pensando ‘é exatamente assim’. Não se pode esperar nada bonito nem bom de uma discussão, mas tudo é dito de cabeça quente, e mesmo sabendo disso levamos tudo à sério demais. As coisas acabam e ficam por isso mesmo? Porque não deixar o orgulho de lado por alguns segundinhos e perguntar de novo? A resposta seria diferente. O arrependimento molha a boca depois que praguejamos. E o orgulho nos impede de voltar atrás, de pedir desculpas. Não sou eu que me identifico com essa crônica, eu identifico os outros, até porque, todas as raras vezes que foram necessárias eu corri atrás. Busquei juntar os pedaços, colar as peças, começar de novo, mas é impossível fazer isso sozinha. É frustrante tentar e receber o silêncio como resposta, então leio o trecho acima e me identifico, vejo que eu amo demais e dou abertura para que me castiguem. E eu corro atrás porque não gosto da vingança clichê, não consigo aceitar querer o mal de quem eu quis bem por tanto tempo. Eu continuo a querer bem, e continuarei procurando fazer tudo para que as coisas não morram por um instante, por uma palavra ou duas, ditas no calor do momento. Mesmo que a resposta seja sempre o silêncio.

’Se a separação depende de motivos, a reconciliação é muito melhor, não precisa deles. Amor não dá a última chance, dá chance sempre. O capricho é cuidar do erro. Não há capricho sem usar a borracha e reescrever de novo.’
– idem

à uma amiga.

Deixe um comentário

